normas da abnt sobre desenho técnico
O processo de torneamento surgiu na remota antiguidade quando os povos da época usavam esse processo para fabricar vasos de barro já que o torneamento se baseia no giro da peça em seu próprio eixo e após o modelamento da peça.
Somente nesse ultimo século é que começamos a tornear aço e outros materias metálicos, o primeiro torno automático surgiu no final do século 19 ele era horizontal e também possuía um porta ferramenta com múltiplas ferramentas.
Somente na década de 70 é que o processo de torneamento deu o maior salto tecnológico com a fabricação do torno universal CNC que é comandado por um computador e se baseia em coordenadas do tipo plano cartesiano.
Tipos de tornos
*Torno universal horizontal;
*Torno revolver;
*Torno vertical;
*Torno de platô;
*Torno CNC; Torno universal horizontal: é o torno mais versátil de todos, pode ser usado em torneamento linear, transversal, rosqueamento interno e externo, furação.
Torno revólver: este torno foi desenvolvido para fabricar peças em serie, pois seu cabeçote móvel vem adaptado para armazenar várias ferramentas tornando assim mais ágil o trabalho do operador. Torno vertical: é usado em peças de diâmetro grande e comprimento pequeno também suporta pesos elevados de peças, a peça fica na posição vertical como o próprio nome já diz.
Torno CNC: é uma maquina em que um computador através de um comando numérico em forma de plano cartesiano controla o movimento da maquina, essa maquina tem alta produtividade. Torno de platô: tem a mesma função do torno vertical, mas nesse caso a peça fica na posição horizontal.
Tipos de placas Placa é um dispositivo de fixação no qual a peca é presa.
*placa autocentrante: tem por objetivo centrar a peça automaticamente a ser usinada, pois possui dentro dele um dispositivo chamado caracol que possibilita centrar automático.
*placa de quatro pontas: essa placa possibilita que se fixe a peça em qualquer posição, pois as