Design Valorizado
Jailane Oliveira Peixoto 12212190
Atividade 02 - Relatório
Fortaleza, 2014
Lucas Pessoa Bezerra 13113535
Jailane Oliveira Peixoto 12212190
Atividade 02 – Relatório
Trabalho Apresentado na disciplina de História do Design, do curso de Design, da FANOR, ministrada pela Profa. Cristina Gomes Porto Freire.
Fortaleza, Maio de 2014
Sumário
1. Introdução 4
2. Análise das Escolas antigas 4
3. Bauhaus 4
4. Ulm 6
5. Design no Brasil 6
6. Projeto modelo de curso de Design 6
7. Grade Interdisciplinar – Design Valorizado 7
8. Conclusão 11
História do Design - Atividade II
Introdução
Acerca da leitura do autor Nigel Whiteley ficou claro que o mesmo propõe que nesse novo milênio possamos educar designers valorizados em todos os sentidos, valor próprio, valor monetário perante seu trabalho, valor criativo atendendo as “demandas” da sociedade não como um objeto manipulado, mas, debatendo acerca dos valores que o trabalho que esta fazendo tem. Pensar no por que e para que antes de tudo, que os novos designers que estão sendo educados possam ser completos na teoria e pratica e que ambas possam andar juntas.
Analise das antigas escolas de Design Perante as pesquisas foi perceptível que ao longo dos anos foram criadas diversas escolas de design que muitas vezes no nosso âmbito são escola de design e artes, com o intuito de aprimorar e inovar as metodologias de ensino. A seguir irei citar duas escolas que foram de suma importância para as escolas que viriam a existir no decorrer dos anos. A Staatliches-Bauhaus, conhecida apenas como Bauhaus, e a Escola de Design de Ulm, originalmente em alemão Hochschule für Gestaltung Ulm. Foram duas escolas que surgiram há muito tempo podendo ser chamada de escolas “modelos” para as “novas” faculdades e escolas de design que surgiram na segunda metade do