Jorge Amado
Dados Biográficos Gerais
Jorge Amado, ou Jorge Leal Amado de Faria foi um importantíssimo escritor brasileiro que nasceu a 10 de Agosto de 1912 e morreu a 6 de Agosto de 2001. A obra literária de Jorge Amado conheceu variadas adaptações ao cinema, teatro e televisão.
Durante a sua vida Jorge Amado escreveu 42 livros, sendo alguns deles adaptados (a televisão, cinema e teatro), tendo sido publicados 36. Jorge Amado teve muitos prémios, a sua maioria brasileiros, e recebeu também alguns títulos de Comendador e Grande Oficial, um deles aqui, em Portugal. Em 1994 viu a sua obra ser reconhecida pelo Prémio Camões que é atribuído aos autores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa.
Obras significativas
Das obras mais significativas ele tem Gabriela, Cravo e Canela, cuja obra foi adaptada para televisão, Dona Flor e Seus Dois Maridos também adaptado para televisão, cinema e teatro e como conto, tem O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá cujo conto já todos demos no oitavo ano. (Resumo do Gato Malhado: Um gato apaixona-se por uma andorinha o todos os animais do parque acham estranho. A Andorinha vai-se casar com o Rouxinol mas ao mesmo tempo gosta do Gato. Enquanto isso, eles encontram-se e há juras de amor mas são julgados por outros animais por crerem que se tratava de um amor impossível. Moral da história: o mundo só vai ser melhor quando as pessoas aceitarem as suas diferenças.)
Os seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille para os cegos. Jorge Amado teve uma grande importância para a literatura brasileira e também igualmente para a literatura mundial. Jorge Amado fez com que a literatura brasileira de destacasse, subisse de nível, mostrava o povo brasileiro como realmente era, mostrava enfim, a sua genialidade. Era apelidado como a “cara do Brasil” por ter mostrado ao mundo a realidade do seu país. É por isso que ele é aclamado como