design nos dias atuais
Quebrar regras é o conceito principal da modernidade no universo do design. Claro, que, quando falamos em design já temos em vista algo novo, diferente, criativo, porém o modernismo é um movimento que influencia o design nos dias atuais.
A preocupação com o design esta presente na vida humana desde á pré-história com a criação das primeiras ferramentas, mesmo o homem ainda não tendo consciência disso.
Hoje em dia, a preocupação com o design é um ponto essencial da humanidade, ou você pensa que a cadeira em que sentamos ou o ambiente em que trabalha não foram muito bem planejados?
O design hoje não é mais visto como uma atividade de um único objetivo que é o de construir objetos funcionais e belos. O design pode ser abordado como estratégia, no qual o projeto visa o desenvolvimento de um produto ou espaço.
Quem nunca parou diante de uma imagem em uma revista ou mesmo se quer na rua onde rapidamente surgiram pensamentos em sua cabeça como:
- Maravilhoso!
- Isso é mais que belo.
- Que horrorosa a cor deste sofá...
- Nossa como ficou interessante às luzes nesse ambiente.
- Eu jamais me sentiria bem em um espaço com tantas cores fortes e vibrantes.
Esses pensamentos surgem sempre que deparamos com imagens ou algo em nossa frente que nos chamam a atenção ou não.
Se sim, por quê? O que tem de especial, de belo, que esteja em sintonia com o meu gosto?
Se não, por quê? O que tem de errado, feio, que me desagrada?
E sem a menor sombra de duvidas é da observação que o profissional vai perceber todas essas características que formam o espaço ou ambiente a ser projetado.
Devemos observar não só o foco de nosso trabalho ou nossos projetos em desenvolvimento, mas sim, observar toda e qualquer imagem que encontramos pela frente seja ao vivo, impresso ou pela internet.
E a sociedade é o principal alvo do design moderno, pois mostra a liberdade de expressão e o conceito de certo e errado em sua existência. É algo complexo visualmente e