Design Editorial
O que é o Design Editorial?
Design Editorial é uma das vertentes do Design Gráfico. É voltado para a diagramação e disposição de manchas gráficas em impressos como revistas, jornais, folders, folhetos e informativos em geral. A área do Design Editorial anda lado a lado com a área de jornalismo, onde o design editorial busca agregar informações visuais seguindo padrões estéticos ao trabalho jornalístico em questão, facilitando a legibilidade e fluidez da peça gráfica, resultando numa cativante leitura.
Com o foco na diagramação da informação, Design Editorial busca preencher de forma gráfica, o conceito a ser passado e a informação a ser transmitida. Para isso, utiliza-se de diversas leis da Gestalt como continuidade, fechamento, segregação, etc. de diversas formas, diagramadas na peça gráfica, conduzindo de forma controlada, o olhar do leitor por toda a página.
As primeiras “aparições” do Design Editorial vieram entre os anos de 1900 e 1910, período em que 2 movimentos artísticos deram forma e serviram de estopim para uma conceituação concreta do Design Editorial em si; foram eles os movimentos “Art Noveau” e “Cubismo” onde um apresentava as primeiras informações acompanhadas da estética visual da época escritas em cartazes (Art Noveau), e o outro, apresentava as primeiras diagramações concretas de informações dentro da peça gráfica (Cubismo), agregando e trazendo consigo, a estética do movimento artístico passado.
O Passado do Design Editorial
O Design Editorial começou, no Brasil, entre os anos de 1800 e 1820, quando o Correio Brazilense de Hipólito da Costa e o Museu Pittoresco e Litterario fizeram seus primeiros encartes seguindo os traços de diagramação já aplicados nos países estrangeiros. Era perceptível as fortes influencias dos movimentos que deram inicio a vertente Design Editorial.
Nas décadas de 30,40 e 50, com o enorme crescimento do ramo de revistas populares, houve uma explosão significativa no setor de Design