design editorial - como se faz
Pode parecer um passo óbvio, mas deve-se conhecer o conteúdo para poder apresentá-lo, ou seja, deve-se conhecer a parte sensível da informação
Por exemplo, em um jornal, a forma como as colunas são separadas, permite uma fluidez na leitura do conteúdo. O texto deve ser interrompido em partes específicas para não prejudicar o entendimento do artigo.
No design de livros além da separação do texto para incluir imagens, infográficos, e a estrutura do livro (folha de rosto, sumário, prefácio) etc. Há também a preocupação com o design de capa, contra capa, lombada e diversos outros elementos chamados de matéria pós textual (apêndice, glossário, bibliografia).
Tipografia
Primeiro escolhe-se o tipo de letra, os diferentes desenhos das letras podem torná-las maiores ou menores e tornar a mancha tipográfica densa ou rarefeita. Trata-se do efeito desejado.
Um bom designer deve ter a sensibilidade para escolher a tipografia certa a ser utilizada, deve-se imprimir, experimentar e testar diversas vezes para ver como se encaixa como produto final.
Após a escolha da tipografia, deve-se escolher o tamanho da letra, uma letra muito grande além de limitar o espaço e minimizar a aplicação de outros elementos na página, reduz a largura das colunas e pode ocasionar espaços na mancha tipográfica (superfície ocupada pelo texto na pagina)
Estilo
Um erro recorrente é a incoerência de estilo, principalmente quando lida-se com textos independentes que são constantemente interrompidos por imagens ou outros. Por isso deve-se selecionar a tipografia e o formato dos textos (tamanho, espaçamento, alinhamento).
Manter sempre a mesma formatação e minimizar ao máximo o número de fontes, pode-se fazer uma publicação com apenas uma fonte e usar suas variantes em imagens ou outros para dar maior dinamismo na leitura.
Hierarquia
Em primeiro lugar deve-se chamar a atenção do leitor quando este folhear a revista, jornal ou livro. Esse é o primeiro nível, a