Design de superfícies
Trabalho apresentado a disciplina de Horas Complementares, do Curso Superior de Design, 7º período da Escola de Comunicação, das Faculdades do Brasil- UNIBRASIL
Prof.ª Adriana
CURITIBA
2012
Introdução
Esse trabalho tem como tema o design de superfície, que utiliza tanto do design gráfico quanto do design de produto além de outras áreas, para desenvolver seus projetos.
O designer de superfície tem como principal objetivo desenvolver imagens, texturas e relevos utilizando cores e formas para aplica-las em produtos ou materiais, e assim agregar valor a eles, seja valor simbólico, estético ou funcional.
A aplicação em superfícies existe desde o início da humanidade e vem evoluindo ao longo dos anos, principalmente com o avanço tecnológico, porém ainda ha muito a ser explorado sobre o assunto, principalmente na área acadêmica, sendo que não há um curso especifico para formação na área, geralmente o design de superfície é adaptado nos currículos dos cursos de Design e Artes Visuais ou Artes Plásticas. Alguns designers e artistas visuais como Renata Rubim, atuando junto a indústrias na elaboração de produtos, e a Prof.ª. Dra. Evelise Anicet Ruthschilling, que coordena projetos de pesquisa e produtos no Núcleo de Design de Superfície (NDS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, são profissionais de destaque da área.
Além de um relato sobre a historia do design de superfície e seu conceito o trabalho apresenta as áreas de atuação, as principais características dos profissionais da área, tendências e imagens de aplicações do design de superfície.
História é possível afirmar que todas as formas possuem superfície e portanto são capazes de receber algum revestimento, tratamento, cor ou textura, sendo assim conforme a designer e consultora de cores Renata Rubim, o design de superfície está presente desde a pré-história, com as representações de animais conhecida como arte rupestre nas paredes das cavernas em