DESIGN DE SUPERFÍCIE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS CONCEITOS, USOS E FUNDAMENTOS
NARDIN, Daniel Vidal, acadêmico
Curso de Desenho Industrial – Programação Visual, UFSM, daniel.nardin@hotmail.com
DIAS, Kennior Rocha, acadêmico
Curso de Desenho Industrial – Programação Visual, UFSM, kenniord@outlook.com
ROMANO, Fabiane (orientador), Drª. Eng. Produção
Curso de Desenho Industrial, UFSM, fabiromano@gmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o assunto Design de Superfície, procurando tratar de seus conceitos e fundamentos, suas etapas de criação, seu uso na prática projetual, sua aplicação e influência na sociedade. O trabalho é realizado por meio de pesquisa em materiais como livros, publicações em periódicos, anais de eventos, dissertações, teses, monografias e sites envolvendo autores de áreas e disciplinas diversas do Design. Nosso objetivo é criar um embasamento teórico sobre o assunto, servindo como fonte informação para quem não conhece seu conteúdo e auxiliando quem pretende seguir essa área de trabalho.
PALAVRAS-CHAVES
design de superfície; fundamentação teórica; estamparia.
Introdução
O presente artigo corresponde a um estudo de revisão bibliográfica sobre Design de Superfície, buscando fazer uma busca sobre seu conceito, sua história, sua aplicação e usos na sociedade contemporânea.
O design de superfície é uma atividade em que se desenvolvem projetos de constituição e/ou revestimentos de superfícies, conferindo qualidades estéticas, funcionais e estruturais a um objeto. Percebam que este campo não se limita somente a impressão de desenhos em um substrato, há projetos em que a padronagem acaba sendo o próprio objeto. (BASTOS, 2012)
Muito vamos falar sobre design de superfície, portanto, vamos começar definindo o que são superfícies, segundo Rütschilling (2008) superfícies são objetos ou parte de objetos em que o comprimento e a largura possuem medidas superiores à espessura.
As superfícies adquirem cada