NOVAS TECNOLOGIAS NO DESIGN DE SUPERFÍCIE TÊXTIL
As inovações tecnológicas presentes no campo do Design de Superfície Têxtil vêm proporcionando novas perspectivas para a criação dos designers e artistas. São inovações que podem propor novos limites estéticos com novos materiais, ou que agregam diferenciais ao produto final, e ainda podem reduzir impactos ambientais e proporcionar maior conforto e praticidade ao usuário.
OBJETIVOS
Desenvolver estudos e pesquisas em design de superfície com foco em novas perspectivas no campo da inovação tecnológica em têxteis
METODOLOGIA
Para tal, recorreu-se a diversas fontes, como livros, revistas, publicações acadêmicas e pesquisa via internet.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A presente pesquisa centra-se na observação do uso dessas tecnologias e perspectivas inovadoras através de um levantamento da produção de artistas, designers e empresas que propõem soluções em destaque no campo do Design de Superfície. Focando no design de superfície têxtil, buscou-se mapear procedimentos de inovação técnica, artísticos e de design presentes em novas aplicações no segmento vestuário, destacando têxteis com características especiais, como aqueles capazes de alteração de cor, evaporação do suor, antimanchas, com aplicações em nanotecnologia, fibras ópticas e LED, entre outros. As tecnologias presentes nesses novos têxteis aplicados a peças de roupas demonstram a possibilidade de combinações singulares que reúnem conhecimentos de distintas áreas. Essa amplitude de recursos e potencial combinatório e criativo direciona o designer de superfície a buscar em várias fontes as referências e os meios para a elaboração de produções no campo da moda e vestuário, sobretudo aliando-se às novas tecnologias na busca de tais soluções.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As novas tecnologias propõem suprir não só as necessidades estéticas no design de superfície têxtil, como também a busca por materiais mais confortáveis, com maior durabilidade dos produtos e sustentabilidade.
Dessa forma, a