Tcc - mecatronica
Blocos funcionais do microcomputador
Introdução
O microcomputador
Blocos Funcionais
1 - OS BLOCOS FUNCIONAIS DO MICROCOMPUTADOR
1.1 - Introdução
Os avanços tecnológicos conseguidos na fabricação de semicondutores permitiram o surgimento dos microprocessadores. Com isso, foi possível que os computadores se tornassem cada vez mais compactos e seus custos mais acessíveis, permitindo uma ampliação nas possibilidades de suas utilizações.
Onde não se imaginava utilizar sistemas computadorizados há poucos anos atrás, hoje já se faz um amplo uso do computador. Como a indústria tem como principal objetivo, um aumento na qualidade de seus produtos e aumentar a quantidade de produtos fabricados no mesmo tempo, é indispensável que os profissionais do ramo eletrônico tenham um bom conhecimento sobre seu funcionamento. 1.2 - O microcomputador
É um equipamento cuja função é executar automaticamente uma seqüência de operações para as quais foi anteriormente programado. Os microcomputadores são equipamentos capazes de executarem diferentes tarefas para atender às várias necessidades do usuário, os quais podem ter finalidades gerais.
Quando utilizamos em aplicações gerais como os microcomputadores comercializados, definimos como sendo os de finalidades gerais. Para poderem atender uma aplicação determinada, são projetados os de finalidades específicas.
Os dados nos computadores são armazenados e expressos em linguagem binária que utiliza os dígitos 0 e 1. Essas condições são obtidas por meio de flip-flop, que são dispositivos de armazenamento nos sistemas de computadores. O bit pode ser definido como uma unidade básica de representação de dados em qualquer sistema de computador. Os computadores processam dados com extensão de 8 bits ou um de seus múltiplos, 16, 32, 64.
Determinados números de bits são denominados de palavra “Word”, o qual pode conter,
1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64 bits. A palavra de 4 bits é chamada de “nibble” e a palavra