Desidratação
a) Que faixas etária são mais atingidas?
As crianças são mais suscetíveis a desidratação do que os adultos devido ao peso inferior do corpo e maior circulação de água e eletrólitos. Os idosos também, já que têm os ossos mais fracos e adoecem mais rapidamente.
b) Quais são as causas e as consequências da desidratação?
A desidratação significa que seu corpo não possui a quantidade de água necessária que deveria ter. A desidratação pode ser causada por muita perda de fluidos, pela ingestão insuficiente de água, fluidos ou ambos. O corpo pode perder muitos fluidos devido às seguintes causas:
• Vomito e diarréia
• Excreção excessiva de urina, tais como diabetes não controlados ou uso de diuréticos
• Suor excessivo
• E afins.
Pode-se não ingerir fluidos suficientes devido à:
• Náusea
• Perda de apetite (causada pela moléstia)
• Garganta inflamada ou ferida na boca Após mais de dois dias sem beber água (já que devemos beber aproximadamente três litros por dia) o seu corpo já sente falta da água, já que o mesmo é composto por 70% dela, e começam a surgir doenças por conta disso.
c) Que medidas são tomadas para resolver esse problema?
O tratamento para a desidratação depende do nível de desidratação em que a pessoa se encontra. Nos casos de desidratação leve, beber água em maior quantidade pode ser suficiente. Quando causada por diarréia ou vomito, o soro caseiro pode ser utilizado. Em casos mais persistentes, soros industrializados podem ser necessários. Em casos graves, a administração de soro por via sanguínea. As medidas preventivas são simples: beber e oferecer água varias vezes ao dia a crianças e idosos; vestir roupas leves e freqüentar ambientes bem ventilados no verão. Para evitar a diarréia, lavar sempre as mãos antes de preparar alimentos; lavar frutas e verduras em água tratada e corrente; manter os alimentos na geladeira, e prestar atenção aos prazos de validade dos mesmos.
d) Na sua opinião, o que