desidratacao
Observar a ação desidratante do ácido sulfúrico sobre a sacarose (C12H22O11). Palavras Chaves:
Açúcar, Ácido Sulfúrico, Carvão, Sacarose e Desidratação.
Introdução
O ácido sulfúrico concentrado é um poderoso agente desidratante, reage com a sacarose, removendo a água e deixando um abundante resíduo de carvão. A reação envolvida é: C12H22O11 (s) → 12 C (s) + 11 H2O (g) Materiais e Reagentes - Béquer de 250 mL;
- Baqueta;
- 60 g de açúcar;
- 60 mL de ácido sulfúrico concentrado (H2SO4); Procedimento experimental 1- No béquer de 250 mL, coloque açúcar até atingir a marcação de 50ml de sua capacidade;
2- Adicione 50 ml do ácido sulfúrico concentrado ao açúcar. Faça isso com muito cuidado em um local bastante arejado;
3- Com a ajuda de uma vareta, misture bem o ácido com o açúcar. Após 2 minutos, a mistura muda de cor, para preto, e expande-se para fora do béquer, acompanhado de aumento de temperatura, libertação de óxidos de enxofre e vapor de água e um cheiro intenso de açúcar queimado.
Resultados
O ácido sulfúrico concentrado reage com o açúcar, formando água, carbono e muito calor, o que explica as bolhas e a fumaça produzida, além do cheiro característico de açúcar derretido.
Quando olhamos para a estrutura da sacarose, vemos que não existem moléculas de água presente, mas sim, grupos OH e átomos de hidrogênio ligados aos carbonos. São estes grupos OH, também conhecidos como hidroxilas que fazem com que o açúcar seja tão solúvel na água. Quando o ácido reage com o açúcar, ele retira os OH e os H, formando assim H2O que vai sendo evaporado pelo calor da reação.
Já o carbono é essa massa preta que cresce dentro do béquer. Por isso o açúcar é chamado de carboidrato, ele contém além de carbonos muitos hidrogênios e oxigênios, em uma proporção de 2:1 como na água.
Nome: Jhenifer Stéfany Mariano Donário. N°11 Ensino Médio 1 ano A.