desidratação
A desidratação é quando seu corpo não possui a quantidade de água e fluidos que deveria. Pode ser causada por muita perda de fluidos, pela ingestão insuficiente de água, fluidos ou ambos. Vômito e diarreia são causas comuns.
As crianças são mais suscetíveis à desidratação do que os adultos devido ao peso inferior do corpo e maior circulação de água e eletrólitos. Os idosos e os que se encontram doentes também possuem maior propensão.
A desidratação é classificada em três tipos, leve, moderada e grave dependendo da quantidade de fluido que o corpo perdeu ou que não foi reposto. Quando grave, a desidratação pode levar a óbito.
Um bom aliado contra a desidratação é o soro caseiro, que é composto por agua, sal e açucar. Ja os soros industrializados são indicados em casos de desidratação por apresentarem composição de cloreto de sódio, cloreto de potássio monoidratado, citrato de sódio diidratado e glicose. A composição equilibrada desses ingredientes evita efeitos colaterais como convulsões.
SINTOMAS
Aumento da frequência cardíaca
Cansaço e fadiga
Dor de cabeça
Náusea
Tontura
Vômito
Confusão mental
Perda de elasticidade da pele
Olhar fundo
Secura na boca
Diarreia
Mucosas secas
Falta de saliva na boca
Parte inferior do formulário
PREVENÇÃO
Evite o exercício e a exposição durante os dias de alto índice de calor;
Evite o consumo de álcool, especialmente quando está muito calor, porque o álcool aumenta a perda de água;
Use roupas leves e claras quando lá fora estiver calor; Lave bem as mãos antes de preparar qualquer alimento;
Lavar bem as frutas e os vegetais antes de consumi-los;
Manter-se em ambientes bem ventilados, evitar banho de sol entre ás 10 e 15 horas;
Ingerir de 2 á 2,5 litros de água por dia;
TRATAMENTO
A ingestão de fluidos é geralmente suficiente para desidratação leve. É melhor ingerir quantidades pequenas e frequentes de líquidos do que tentar forçar grandes quantidades de uma