Desgaste de pavimento asfaltico
Caismatan Engenharia Ltda – Solução de problemas em pavimento asfáltico.
Projeto de restauração do Pavimento Asfáltico:
BR-101 - SUL
Tubarão
2011
SÓCIOS RESPONSÁVEIS:
Estudo para restauração do Pavimento Asfáltico:
BR-101 - SUL
Projeto apresentado para solucionar os desgastes ocasionados no pavimento asfáltico da BR-101 SUL.
Interessado
Tubarão
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 LEVANTAMENTO DA CONDIÇÃO DO PAVIMENTO EXISTENTE 5
3 MEMORIAL EXECUTIVO 8
3.1 DEFINIÇÕES 8
3.2 ELABORAÇÃO DO PROJETO 8
3.3 ANALISE E SOLUÇÃO 10
4 CONCLUSÃO 16
1 INTRODUÇÃO
Para a definição de alternativas de restauração é necessário o estudo da condição do pavimento existente. Este estudo é precedido por uma avaliação funcional e uma avaliação estrutural. Essas avaliações fornecem dados para análise da condição da superfície do pavimento e de sua estrutura e também para a definição das alternativas de restauração apropriadas.
Na avaliação funcional é verificada a condição da superfície do pavimento, por meio do levantamento e análise de defeitos superficiais, e da condição de irregularidade longitudinal.
Os principais defeitos considerados na avaliação funcional são: área trincada e severidade do trincamento, deformações permanentes e irregularidades longitudinais.
Na avaliação estrutural é verificada a condição da estrutura do pavimento de suportar cargas, por meio de levantamentos não-destrutivos pela determinação da deflexão superficial resultante da aplicação de uma carga conhecida. O principal parâmetro considerado na avaliação estrutural é a deflexão na superfície e a bacia de deformação. A deflexão é normalmente utilizada para delimitar segmentos considerados como homogêneos quanto à condição estrutural.