PATOLOGIAS EM PAVIMENTOS ASFÁLTICO.
LAZZAROTTO, Danderson1
RESUMO
O transporte de automóveis e o principal meio de transporte por isso merecem uma atenção para sua conservação nas estradas pavimentadas. Com esse trabalho pretende-se explicas um pouco sobre as patologias em pavimentos asfálticos, pois esta ocorrendo muito em nossas estradas e como fazer os reparos, pois desta forma podemos prolongar a vida útil do pavimento e melhorar a suas condições de conforto e segurança devido à aplicação de forma adequada da recuperação, assim tornando condizente com as necessidades atuais. Apresentação dos principais tipos de defeitos dos pavimentos e sua identificação. Técnicas de correção de falhas defeitos e recuperação das partes deterioradas do pavimento ocasionada pelos desgaste natural, trafego ou má execução.
Palavras-chave: Patologias. Pavimento asfáltico. Melhoramento.
1. INTRODUÇÃO
A grande maioria das nossas estradas é constituída de pavimentos, motivo pela qual esse trabalho tem como enfoque os tipos de defeitos, suas causas e como recuperá-la. (DE SOUZA, 2004).
Entende-se por pavimentos a estrutura sobre o terreno da fundação (subleito), a qual devera resistir à ação das cargas de roda dos veículos e às ações do tempo (variação térmica e higrométrica). O Pavimento é composto de varias camadas, com finalidade especificas, as quais podem ser: Camadas de revestimento, de base, de sub-base e reboco do subleito (SILVA, 2005)
Atualmente o pavimentes e o mais executado tanto em vias urbanas como em rodovias, sendo de grande valia as medidas de reparação para que no futuro não se agrave mais os problemas. Alem de preveni vários outros fatores como os de acidente de carro que são causados pela ma conservação da rodovia, danos causas aos veículos, desconforto e prejuízos ao usuário. “Quando um pavimento deixa de atender satisfatoriamente a segurança e o conforto ou, quando sua estrutura esta de qualquer forma ameaçada, algum tipo de reparo ou de reabilitação