Desfralde
Lógico que o fator idade, pode mudar os planos, onde o resultado é bem variado, no sentido que cada criança tem seu tempo, podendo ter idade, mas não tendo o amadurecimento para este processo de sair da fralda.
O processo de desfralde é uma fase onde nos surpreendemos a cada dia, e com cada criança.
Temos que ter uma boa percepção para ajuda-los este momento, lembra-los de fazer, pois quando estão brincando esquecem de ir ao banheiro, decodificar os sinais gestuais e verbais de indicação, e organizar as idas aos banheiros, que devem ser constante a partir deste momento.
Devemos ter um olhar abrangente, pois há criança que não tem idade ainda, mas apresentam sinais de desfralde, e pode nos surpreender, e também tem criança que já tem 2 anos e meio pra 3 anos e não consegue ter o controle de seus esfíncteres.
Este processo tem seu momento particular de nos ADI’s com nossas crianças, pois além de eles se descobrirem sua autonomia e de ter controle de seu próprio xixi e cocô, que é visível em seus rostinhos e olhares, onde eles estão superando este fase, a conversa que sai dentro do banheiro é maravilhosa e hilária.
Ex:
*Emanuelly admirando seu cocô e diz apontando para o vaso:
- Mamãe e seus filhinhos.
*Leonardo com seus momentos em casa com sua mãe e seu pai. E ainda faz xixi na calça só para poder tomar banho.
*Tem meninos que já querem fazer que nem o papai, mas fazem xixi no chão, pois não consegue mirar ainda. Risos
Mas este trabalho é uma parceria com pais, onde deve haver um diálogo constante, para trocarmos informações sobre as crianças, para enriquecer e adequar-se algumas dificuldades existentes assegurando o bem estar da criança.
E é uma pena para esses pais perderem estes momentos, pois mesmo que a gente conte, eles perdem o calor do