desfralde
A transição da retirada da fralda não é uma tarefa muito fácil e é um grande passo no desenvolvimento e na construção do início de uma vida independente.
A etapa de desfralde é extremamente importante na vida de cada criança, tendo ela Síndrome de Down ou não. A criança portadora dessa síndrome provavelmente levará um pouco mais de tempo para deixar de usar as fraldas, mas isso não significa que ela não tenha capacidade total de iniciar essa fase.
Embora a criança enfrente dificuldades por conta da deficiência intelectual, elas muitas vezes são subestimadas pelos próprios pais, pois muitos acreditam que a dificuldade de falar pode acabar impedindo o desfraldamento, mas para isso existem outras maneiras de comunicação que podem e devem ser usadas nesse momento de grande importância na vida da criança. Segundo a afirmação do urologista Domingos Bica, criador do serviço de Urologia Pediátrica do Instituto de Puericultura Martagão Gesteira:
“O que a gente percebe é que os pais que são estimuladores e acreditam na capacidade dos filhos fazem toda a diferença. Esse processo é delicado, pois a criança vai urinar ou defecar fora do banheiro até aprender a usar o vaso sanitário. É uma situação desconfortável, mas os pais precisam enfrentar o problema”
(BICA, Domingos. Confira dicas para a retirada da fralda de crianças com síndrome de Down. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2013/08/confira-dicas-para-a-retirada-da-fralda-de-criancas-com-sindrome-de-down/)
No processo de desfralde é preciso seguir algumas dicas que podem ser fundamentais:
O auxilio visual é fundamental para crianças com síndrome de Down. Utilize bonecos e fotos da própria criança;
Começando o desfralde, esqueça as fraldas pelo menos um dia;
Leve a criança regularmente ao banheiro, mesmo que ela não demonstre vontade;
Se o xixi ou o cocô escaparem, explique calmamente que o lugar deles é no vaso sanitário;
Faça elogios sempre que a