Desestabilização Climática no Brasil e Mundial
Módulo: 2
Atividade: Consequências econômicas, sociais e ambientais das mudanças climáticas no Brasil.
Título: Desestabilização Climática no Brasil e Mundial.
Aluno: Ernani Xavier Rodrigues Júnior
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: ELGADSEAD_T0009_0914
Introdução
Atualmente estamos vivendo mudanças de clima muito radical, não aquela esperada naturalmente. Seus fatores já não são naturais, e as práticas insustentáveis do homem vêm prejudicando a si próprio. No Brasil as alterações climáticas já são sentidas através da elevada temperatura. Futuras projeções mostram que o país terá grandes desafios para vários cenários. Segundo o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, os impactos desse aspecto atingirão em maior intensidade os brasileiros de classe econômica menos favorecida, e provocarão “impactos irreversíveis” nos ecossistemas.
Causas das mudanças globais de clima
As mudanças climáticas podem ocorrer como fator natural correspondente ao desequilíbrio energético. Mas a partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir grande quantidade de gases estufa, como o dióxido de carbono, assim, intensificando o efeito natural. O desmatamento, a queima dos combustíveis fósseis, o cultivo de gado, a desestabilização da população mundial, e outros fatores, levaram a mudança climática do mundo se tornar antrópicas.
Conseqüências das mudanças climáticas para o Brasil
No Brasil a mudança climática provoca impactos de forma diferenciada em casa região. A diminuição do pescado, desastres naturais, prejuízo na agricultura, secas mais intensas, e até a reformulação da matriz energética, podem ser impactos que devem ser gerados no Brasil.
Ações do Brasil para adaptar-se às mudanças climáticas e diminuir as emissões de gases de efeito estufa
Ações como a Lei 12.187, que prevê o estabelecimento a meta de redução de emissão de CO2, deverá ser entre 36.1% e 48.9% até o ano de 2020.