Alterações climáticas globais
As alterações climáticas são causadas por eventos naturais e/ou artificiais, e causa modificações na fauna e flora, aumento das ondas de calor, com prejuízo da saúde humana, e aumento do consumo de energia utilizada em sistemas de arrefecimento, diminuição da precipitação, com escassez e diminuição da qualidade dos recursos hídricos, ou precipitação excessiva, com riscos de cheias, e alteração das flutuações climáticas anuais, que interferem com a produção agrícola.
São algumas das causas artificiais: a emissão de gases pela queima de combustíveis fósseis, a poluição de rios e mares, a poluição causada pelas indústrias e o desmatamento e destruição e áreas verdes nas grandes metrópoles. As alterações climáticas a serem tratadas neste trabalho são: o efeito estufa, a inversão térmica, as ilhas de calor, o El Niño e o El Niña.
O efeito estufa
O efeito estufa é um mecanismo natural da terra que mantêm a temperatura em uma média de 15 ºC, evitando que a terra reflita os raios solares para o espaço e se inicie uma nova era glacial, e, também, garantindo a evolução da vida no planeta. Os raios captados pelo sol ficam presos na atmosfera para manter o calor. Porém, a produção excessiva de gás carbônico e a poluição também geram calor na atmosfera, além do aumento natural da temperatura que é gerado pelo próprio efeito estufa, com a junção do calor armazenado pela atmosfera e o calor produzido pelo homem, o efeito estufa ganha uma proporção extremamente nociva para a vida em nosso planeta.
Os pesquisadores relatam que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos da terra, eles também afirmam que se o processo de poluição permanecer ininterrupto, em um futuro próximo, o calor na atmosfera será suficiente para derreter as calotas polares, o que causaria a elevação do nível do mar, que, por sua vez, engoliria as cidades litorâneas e as cidades banhadas por algum rio, além do desvio das correntes marítimas que