Mudanças climaticas e a Holanda
Anna Carolina Lourenço Navarro
Introdução
Esse artigo tem como tema central a mudança climática e o papel da Holanda. O artigo é constituído de 5 partes: (i) o que é mudança climática, (ii) os efeitos causados por essa mudança, (iii) o que fazer para diminuir estes efeitos, (iv) a importância do protocolo de Kyoto, e (v) o comportamento da Holanda em relação ao temas. Por fim, são apresentadas as conclusões.
1. O que é mudança climática
Um dos temas mais discutidos na atualidade é a importância e consequências da mudança climática no mundo. A mudança climática consiste em uma alteração na composição da atmosfera que pode ou não estar atrelada à atividade humana. Já é consenso que a grande causa da mudança do clima ocorre devido ao crescente processo de industrialização que está elevando os níveis de dióxido de carbono (CO2) e, portanto, gerando um efeito negativo do efeito estufa1.
A partir da segunda metade do século XX, o processo de industrialização se intensificou e consequentemente a emissão de gases poluentes, sendo essa a forma de mudança climática atrelada a atividade humana. A emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono, é um dos fatores essenciais que levam ao aquecimento global, a uma forte poluição e às mudanças climáticas. Isso ocorre à medida que esses gases são eliminados – pelo desmatamento, pela geração de energias não renováveis e pela queimada. Uma parte dos CO2 liberado é consumido pelas plantas, enquanto a outra parte, assim como os outros gases ficam presos na atmosfera. Com isso, a terra passa a reter o calor, pois os raios de sol que entram na Terra passam a ter uma dificuldade colossal de sair, gerando um aquecimento global. Estima-se que a temperatura média do planeta tenha subido quase 0,7 ºC no ultimo século e que nos próximo 100 anos, a temperatura aumente entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Considerando que a elevação de menos de 1ºC tenha gerado muitos danos, como furacões e