Confer Ncias Ambientais
Disciplina: Geografia
Turma: 2º ano
Conferências ambientais A ideia de um modelo de desenvolvimento que não agrida a natureza e priorize o ser humano foi resultado da tomada de consciência da humanidade de que a agressão desenfreada à natureza poderia ter consequências catastróficas. Essa consciência, porém, veio só na década de 1970, quando os países subdesenvolvidos realizavam há alguns anos seu processo de industrialização tardio e dependente. Só então as questões ecológicas e a preocupação com fatos como a elevação da temperatura global, a destruição da camada de ozônio, a poluição das águas e dos solos despertaram a consciência mundial para os problemas ambientais. Desde então, a ONU realiza conferências para debater questões como desenvolvimento e meio ambiente e ao mesmo tempo encontrar soluções para os principais impactos ambientais globais, como veremos a seguir.
Estocolmo – 72 A primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente foi realizada na cidade de Estocolmo, na Suécia, em 1972.
Nessa reunião, foram discutidas duas propostas diferentes sobre o tema desenvolvimento X meio ambiente: a do desenvolvimento zero e a do desenvolvimento a qualquer custo. A primeira, defendida pelos países desenvolvidos propunha frear o crescimento econômico mundial como medida para evitar maiores degradações ambientais. A segunda era defendida por países subdesenvolvidos que se industrializavam e buscavam o crescimento econômico, mesmo à custa de impactos ambientais mais graves. Com posições tão antagônicas, a Estocolmo – 72 chegou ao fim sem uma solução conciliatória.
Desenvolvimento sustentável: nosso futuro comum No início da década de 1980, a ONU formou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, encarregada de estudar o tema. Presidida pela então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, a comissão publicou, em 1987, um estudo denominado Nosso Futuro Comum ou Relatório