Desequilibrio de mercado
Qualquer nível de preço diferente daquele que representa o de equilíbrio, caracteriza uma situação de desequilíbrio de mercado, que pode ser por um excesso de demanda (ou escassez de oferta), ou por um excesso de oferta (ou escassez de demanda).
6.1 – Excesso de Oferta
Suponha que o mercado esteja em um dado momento em situação de equilíbrio, conforme gráfico abaixo. Suponha ainda, que por uma razão qualquer o preço do bem aumente passando de Pe para P1.
Pelo princípio da demanda e da oferta, com o preço mais elevado as quantidades demandadas diminuem passando para Qd1; enquanto que as quantidades ofertadas aumentam passando para Qo1. Nessas circunstâncias, ao preço P1 os produtores estão dispostos a oferecerem as quantidades Qo1; ao passo que, os consumidores estão dispostos a adquirirem as quantidades Qd1, configurando-se dessa forma, uma situação de desequilíbrio de mercado, com a oferta maior que a demanda.
Para que o mercado volte ao ponto de equilíbrio, haverá uma concorrência entre os produtores no sentido de reduzirem seus preços, de tal modo que, realizem suas vendas. Com isto, os consumidores aumentarão as quantidades demandadas até que o equilíbrio seja novamente estabelecido.
IMAGEM
6.2 – Excesso de Demanda
Da mesma forma, partindo-se de uma situação de equilíbrio, suponha agora, que o preço diminua, passando de Pe para P2. Com o preço mais baixo, as quantidades demandadas aumentam passando para
Qd2; enquanto que as quantidades ofertadas diminuem fixando-se em Qo2. Nesse caso, ao preço P2 os produtores estarão dispostos a oferecerem as quantidades Qo2; enquanto que, os consumidores estarão dispostos a adquirirem as quantidades Qd2, caracterizando-se assim, uma situação de desequilíbrio de mercado, em que a demanda é maior que a oferta.
Prof. Cleber Rentroia
A volta para o ponto de equilíbrio, se dará com a concorrência que ocorrerá entre os consumidores de maior poder aquisitivo, que no intuito