Desenvovimento economico
Eva Vergilia da rocha
desenvolvimento econômico local
pontes e lacerda – mt
2012
Eva Vergilia da rocha
desenvolvimento econômico local
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Samara Headley
Marcelo Silveira
Wilson Sanches
Márcia Bastos
pontes e lacerda – mt
2012
1.Introduçao
O desenvolvimento econômico de Pontes e Lacerda foi de acordo com o aumento de sua população e a abertura de novas frentes no aproveitamento das terras férteis do Vale do Guaporé, além da extração do ouro e madeira que promoveram grande impulso na geração de riquezas para o município.
Hoje a economia está centrada na pecuária de leite e de corte, com um rebanho bovino na faixa de 750.000 cabeças, o município conta com laticínios e frigoríficos para beneficiamento dos produtos deste setor. O rebanho bovino é o 4.º colocado no estado em quantidade e o 1.º em qualidade genética, sendo ainda um dos primeiros do País neste aspectos.
A agricultura está baseada em pequenas roças para consumo familiar, com cultivo de cereais e hortaliças assim como criação de suínos, ovinos e aves para atender o mercado local e também há o cultivo de milho e soja estando estes em fase de expansão no município.
Sua população está estimada em 45.000 habitantes distribuídos na zona urbana e rural.Com um comércio bastante movimentado, conta com 1.657 empresas ativas nos setores de comércio.
O setor de turismo está sendo implementado no município, na área do agronegócio por ser a região dotada de organizadas fazendas de cria e engorda de bovinos e culturas permanentes (seringueira), a exploração do potencial turístico natural, exibidos pelo Rio Guaporé e seus afluentes, a Serra de Santa Bárbara com cachoeiras e cascatas, próprias para