Auto desenvolvimento desenvovimento economico
A china é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos no mundo, com a média do crescimento do PIB em torno de 10% por ano. A renda per capita da China tem crescido em média 8% ao nos últimos 30 anos e mais 15% em média aos 25 anos de exportação, que reduziu drasticamente a pobreza no país, mas este rápido crescimento trouxe grandes desigualdades na distribuição de renda.
A China, cuja economia estava extremamente atrasada antes de 1949, tornou-se novamente um das maiores potências econômicas do mundo, e é o país que tem o maior potencial econômico do mundo. Entre 1979 e 2001, período em que as grandes reformas econômicas foram implantadas, a economia chinesa cresceu num ritmo nunca antes visto.
A China é o maior produtor mundial de alimentos, agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade, tem um aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica, tem investimentos em infraestrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos. Construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes, investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo, faz o Controle governamental dos salários e regras trabalhistas. Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país, abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo. Tem