Filosofia entre religiao e ciência
Área de Estudo:Harmateologia
Pecado original:conceito,realidades e conseqüências .
Introdução
Estudar o pecado é algo que nos incomoda , entretanto é importante análisa-lo para compreender o porque de tantas mazelas humanas ,e isso nos mostra o quanto somos falhos interior e exteriormente. O Que é Pecado
O pecado e definido em tudo o que si distância da verdade,do que é certo, a bíblia trás muitas palavras para conceituar o pecado na vida do homem, iremos descrever algumas palavras que na sua etimologia tem relação direta com o tal, tanto no antigo testamento quanto no novo testamento vejamos: no antigo testamento nós encontramos cerca de oito palavras que define sua abrangência e suas manifestações .
1)Hatta’t. Este vocábulo,que aparece 522 vezes nas páginas veterotestamentárias,e seu termo correlato no novo testamento___ hamatia___sugerem a idéia de “errar o alvo” ou “desviar-se do rumo”,como o arqueiro antigo que atirava as suas flechas e errava o alvo.porém ,o termo também sugere alguém que erra o alvo propositadamente;ou seja, que atinge outro alvo intencionalmente.
2)Pesha´. O sentido tradicional dessa palavra é “transgredir”, “rebelar”, “revoltar-se”. Porem , uma variante forte para defini-la implica o ato de invadir.de ir além, de rebelar-se.o termo aponta para alguém que foi além dos limites estabelecidos (Gn31.36;1Rs12.19;2Rs3.5;Sl51.13;89.32).(teologia sistemática pentecostal). Por ai nós já temos uma idéia do que é pecado na vida do homem, é este ir alem dos limites estabelecidos por o criador que o fez com o propósito inicial de adorá-lo como Senhor e criador e cultivar a terra como está escrito no capitulo 2 de Genesis, entretanto vamos ver alguma definição de pecado no novo testamento.
1)palavras que têm o sentido de “falta,omissão,erro no fim em vista”etc. Em hebraico há chêt e termos coganatos (Sl 51.9);em grego,hamania(Rm 3.9),hamartéma (1Co 6.18).
2)Imoralidade, o hábito do pecado, e muitas