Desenvovimento sócio econômico
Para desenvolver a atividade você pode pesquisar em livros, sites e revistas especializadas, lembrando de sempre citar a fonte.
Sites recomendados: http://www.library.com.br/Reforma/Pg021Desemprego.htm www.dieese.org.br http://www.fpabramo.org.br/uploads/Brasil_desempregado.pdf 1. Conceitue desemprego. (3,0 pontos)
O termo desemprego alude à falta de trabalho. Um desempregado é um indivíduo que faz parte da população ativa (que se encontra em idade de trabalhar) e que anda à procura de emprego embora sem sucesso. Esta situação traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa.
Fonte de pesquisa: http://conceito.de/desemprego#ixzz2TUu3qvCl 2. Cite e comente os principais tipos de desemprego. Fazendo uma relação entre os tipos de desemprego, responda qual deles é mais evidenciado no Brasil. Justifique sua resposta. (3,5 pontos)
Desemprego é sinónimo de desocupação. Distinguem-se quatro formas de desemprego: cíclico, estacional, friccional e estrutural.
O desemprego cíclico (ou conjuntural) consiste na falta de trabalho durante um momento de crise económica (isto é, de recessão). Trata-se, em geral, de períodos não demasiado extensos em termos de tempo e que se revertem a partir do momento em que se registam sinais de melhoria na economia.
O desemprego estacional (ou sazonal) surge pela flutuação estacional da oferta e da procura. O setor da agricultura ilustra claramente esta situação de desemprego: em épocas de colheita (as vindimas, por exemplo), aumenta a oferta de trabalho e o desemprego diminui; nos restantes meses do ano, a situação inverte-se.
O desemprego friccional ou natural (igualmente chamado desemprego de transição ou de mobilidade) ocorre quando o empregado