Etica
Código de defesa do consumidor A Publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas. A palavra “Publicidade” é derivada de público que significa o ato de tornar algo público. O termo Publicidade foi empregado em um primeiro momento no início do século XIX, quando a palavra propaganda foi associada aos abusos e métodos de conscientização nazifascista e tornou-se indesejável. Podemos conceituar publicidade como o meio de comunicação com o público que objetiva promover a aquisição de algo ou a usabilidade de um serviço. O incentivo a venda de produtos e serviços e a comercialização das informações sempre devem ser levadas em conta. A Publicidade exerce uma pressão psicológica, ou seja, utiliza-se do fator persuasão para adquirir “clientes” de seus produtos e serviços.
Os termos “publicidade” e “propaganda” são usados pelos inúmeros profissionais da área de várias maneiras, muitas vezes são definidas como sinônimos, no entanto, a publicidade é decorrente da propaganda, apesar de não ser errado dizer que as duas palavras possuem significados muito aproximados. O que se deve levar em conta que a base de todo o trabalho dos profissionais do ramo de Marketing se baseiam nessas duas premissas.
O Marketing utiliza a publicidade para tornar o produto em questão conhecido para a sociedade e conseguir chamar a atenção para o mesmo. O Marketing seria o conjunto de atividades e passos que levam o produto ser concebido para o intuito da venda até a sua distribuição direta ao consumidor alvo. A Publicidade é utilizada para auxiliar no alcanço do objetivo do Marketing, que é o crescimento na venda do produto ou serviço em questão. A Publicidade possui basicamente dois tipos: institucional ou promocional. A publicidade institucional é aquela que se preocupa a “entregar” a marca em si, anunciar a empresa e o seu ramo. A Promocional destina-se a promover o produto ou serviço da empresa.