desenvolvimentos de recursos humanos
Logística, RH e Qualidade– 1º semestre
-1032510-90170I – A Comunicação Empresarial no século XXI: Desafios e Tendências.
Importância da comunicação organizacional nos dias de hoje.
“Quem não se comunica, se trumbica.” Já dizia o Velho Guerreiro, Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha.
Muitos empresários ainda não se deram conta que a comunicação agrega valor e contribui para que a empresa continue no mercado. Assim como também pode afundá-la, não é fácil recuperar a reputação de uma empresa e não adianta dizer que as pessoas têm memória curta. Os concorrentes têm uma ótima memória e se aproveitam de qualquer oportunidade para ampliar seu espaço no mercado. Bueno (1995, p. 9) diz que “hoje, não se pode imaginar uma empresa que pretende ser líder, voltar às costas para o trabalho de comunicação.”
Na era digital, a comunicação organizacional ganha importância estratégica, pois a velocidade dos dias atuais revela o imperativo da comunicação rápida, profunda e insistente. Tudo vira notícia em questão de segundos e toda essa evidencia deve ser usada a favor uma vez que envolve os públicos internos e externos: empregados, clientes, acionistas, fornecedores, repartições governamentais e o público em geral.
Vale à pena citar Nassar, que sintetiza o “espírito” da comunicação organizacional deste e dos próximos milênios. “A sociedade e o mercado consumidor tornam-se bastante hostis às “empresas analfabetas”, que não aprendem a escrever, ouvir, falar, se expressar e, principalmente, dialogar no ambiente em que atuam.” (1995, p.12).
II - Tipos de comunicação
Comunicação Vertical Ascendente
É a partir da comunicação para cima que os dirigentes obtêm informações, geralmente através de relatórios, a respeito do desempenho de seus colaboradores, dados de produção e controle de qualidade. Também é uma forma de se interar sobre as atitudes e sugestões dos colaboradores.
A pesquisa de atitude é uma das ferramentas utilizadas para manter a comunicação