Desenvolvimento E Introdu O Incompleto
Logística inversa, ou Logística reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de origem até ao local de consumo.
Os processos de logística reversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal.
Diante disso e pelo fato de estudar o tema há muito tempo, foi considerada pelas acadêmicas a possibilidade de se aprofundar mais no assunto e descrever sobre o mesmo.
O presente trabalho tem com foco, o estudo de destino dos materiais onde são encaminhados ao processo da Logística Reversa, concentrando-se no modo como é feito esse transferência ou reaproveitamento. Será analisado até que ponto a empresa faz a destinação dos produtos por obrigações legais ou por determinação da sua política interna.
1.1 OBJETIVO
Mostrar a utilidade da Logística Reversa numa empresa do setor de vendas. Será abordado desde a Logística interna para o recolhimento dos produtos até os motivos e politicas adotadas pela empresa para a implementação da Logística Reversa.
1.2 METODOLOGIA
Para realização deste trabalho será utilizado a metodologia do estudo de caso da empresa Magazine Luiza e ainda será utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica para revisão de conceitos e fundamentação do tema proposto.
1.3 JUSTIFICATIVA
A principal relevância deste trabalho é mostrar como a aplicação da Logística Reversa pode auxiliar nos processos Logísticos proporcionando adequação da organização junto a Qualidade.
1. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Logística
A logística, com a crescente competitividade no mercado global, é vital para as organizações e para a economia em sua totalidade. Sua abordagem se refere a estudar a maneira como a administração pode facilitar as atividades de movimentação e armazenagem compreendendo o fluxo de produtos desde a aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, visando também os fluxos de informação que colocam os produtos em