Desenvolvimento E Aquisi O De Sistemas
O mercado hoje possui métodos, técnicas e modelos para aquisição e desenvolvimento e manutenção de software que primam pelas caracteríscas das bases do CID, neste documento essas possibilidades serão chamadas de diretrizes.
As diretrizes norteiam todos os processos desde a verificação da necessidade, mapeamento dos processos até as customizações e suporte aos usuários. As diretrizes são norteadas pelo CobiT, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas que apresenta modelos de auditoria, controle e desenvolvimento crítico de metas e objetivos, além das ferramentas para o correto funcionamento e aplicação de seus métodos e demais apontamentos.
Além do CobiT, temos o CMMi, do inglês,CapabilityMaturityModelIntegration, que apresenta um conjunto de regras e boas práticas para se atingir os objetivos estipulados pela gestão dos órgãos públicos e empresariais. É dividido em cinco níveis de maturidade de processos indo dos modelos de processo sem controle algum até os modelos altamente controlados, homologados e otimizados.
As ISO's, do inglês, InternationalOrganization for Standardization, são documentos criados por órgão não governamentais. Estes documentos normalizam os processos e métodos. Basicamente, dentre outros fatores, as ISO's servem para garantir o e-PING.
O e-PING, acrônimo para, Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, define o conjunto básico necessários para a regulamentação da utilização de tecnologia da informação e comunicação nas esferas públicas federais. Este modelo é fortemente amarrado ao governo, mas aos poucos se insere no mercado, pois muitas empresas, até a Microsoft, é fornecedora de produtos para o