Desenvolvimento sustentável
*Maria das Dores de Lima
RESUMO
A ameaça à sobrevivência humana pelo efeito da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da flora e da fauna, o aumento da temperatura devido à emissão de gases poluentes na atmosfera, a falta de esclarecimento e consciência por parte da população no que se refere à preservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e a coleta dos resíduos sólidos gerados e largados no ambiente sem o devido tratamento, fizeram com que o meio ambiental ocupasse um lugar de destaque nos debates nacionais e internacionais, tanto no setor social, quanto no empresarial, frisando bem a responsabilidade ambiental de ambos.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão ambiental. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade ambiental e social. Impacto ambiental.
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável é um importante conceito de crescimento, presente no debate político internacional em especial quando se trata de questões referentes à qualidade ambiental e à distribuição global de uso de recursos naturais.
A sociedade como um todo acaba por sofrer as consequências de um problema nascido de sua relação com o meio ambiente. Os grandes problemas que emergem da relação da sociedade com o meio ambiente são densos, complexos e altamente inter-relacionados e, portanto, para serem entendidos e compreendidos nas proximidades de sua totalidade, precisam ser observados numa ótica mais ampla. Somos seres vivos pensantes. Não precisamos esperar que os desastres nos ensinem a viver de maneira sustentável e, a implantação de um sistema de gestão ambiental, poderá ser uma das soluções para gestores juntamente com a sociedade e empresas que pretendem melhorar em relação ao meio ambiente. O comprometimento hoje exigido com a preservação ambiental obriga mudanças profundas de hábitos, mas com resultados positivos posteriormente.
2. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
A