Desenvolvimento Sustentável
O progresso e o crescimento populacional trouxeram consigo uma grande preocupação sobre como continuar a se desenvolver, crescendo com qualidade, sendo os recursos cada vez mais escassos no planeta.
O conceito da sustentabilidade surge, assim, com a necessidade de desenvolver atividades que durem por mais tempo, mantendo-se, abastecendo o presente e preservando a sobrevivência futura do movimento.
O desenvolvimento sustentável possui muitas definições que esclarecem a amplitude dos vários conceitos e discussões, entretanto tudo se resume a uma única ideia: que o desenvolvimento presente ocorra gerando sustentabilidade futura.
O desenvolvimento sustentável propõe a sustentabilidade em todos os setores, como os recursos naturais, a agricultura e também os recursos não renováveis, como a água, ar, solo, visto que são essenciais à vida humana e precisam ser sustentáveis para atender às necessidades básicas de sobrevivência humana. Ao se conceituar o desenvolvimento sustentável é preciso ser amplo e generalista, levando em consideração uma variedade de fatores que se interligam.
A expressão do nome “desenvolvimento sustentável” foi definida pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento como sendo o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. (BRASIL, apud SIEGEL, 2000, p. 147) e continua citando alguns princípios fundamentais para chegar a um desenvolvimento sustentável que são:
Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos.
Melhorar a qualidade de vida humana.
Conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra.
Minimizar o esgotamento de recursos não renováveis.
Permanecer nos limites de capacidade de suporte do Planeta Terra.
Modificar atitudes e práticas pessoais. Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente.
Acredita-se que com estes critério e meios, é possível pensar num