Desenvolvimento Sustentavel
A sustentabilidade tem por definição o desenvolvimento econômico que preserve o planeta e seus recursos para as gerações futuras. Diversas reuniões de âmbito mundial como a Eco-92 e a Rio +20 têm por objetivo discutir o crescimento econômico atrelado à preservação ambiental, que apresenta muitos problemas a serem resolvidos.
Na Eco-92 e Rio +20 vários países se reuniram, para discutir o fenômeno do aquecimento global, que ainda hoje abrange proporções preocupantes. Os países desenvolvidos industrializados foram incumbidos, no protocolo de Kyoto, em 1992 , de até o ano de 2012 reduzirem em 50% as taxas de emissão de dióxido de carbono, principal causador do efeito estufa. Essa medida falhou com a abstenção do principal emissor do gás estufa, os EUA, alegando a não obrigação dos países emergentes no protocolo, com isso outros países se recusaram a assinar o termo, que só seria assinado em 2012 com a obrigatoriedade de todos os países do globo no protocolo.
A busca por energia e combustíveis renováveis e limpos é uma realidade principalmente dos países desenvolvidos e de alguns emergentes. Mais de 80% da energia do planeta ainda provém de recursos não renováveis, como o carvão. Além disso, o octano, produto extraído do petróleo, que lidera como o principal combustível usado no mundo, é também um dos contribuintes do aquecimento global. Porém, para produzir energia limpa precisa-se de altos investimentos, pois é bastante cara. O barateamento da produção de energia limpa, como a eólica, e combustíveis renováveis e não poluentes como o hidrogênio, se dará por meio de pesquisas científicas.
Destarte, é necessário que governantes de nações desenvolvidas e emergente invistam mais ainda em pesquisas para a produção de energia e combustíveis que não agridam o ecossistema. Outrossim, os cuidados com o meio ambiente devem ser lecionados principalmente em escolas, onde está a futura geração.
INTRODUÇÃO:
A