texto não verbal
Texto não-verbal é aquele que utiliza outros códigos que não sejam a palavra. Pode ser a cor, a forma, o movimento, a organização.
Qualquer pessoa é capaz de ler essas mensagens, de ler, enfim, o mundo em que vive.
Evidentemente, existem graus de leitura e compreensão desse mundo, mas não pode-se dizer, por exemplo, que um analfabeto não tenha condição de fazê-lo. A não co-relação com o verbal, porém, não descarta o fato de que a imagem pode ser lida. Propriedades como a representatividade, garantida pela referencialidade, sustentam, por um lado, a possibilidade de leitura da imagem e, por outro, reafirmam o seu status de linguagem.
Enquanto a leitura da palavra pede uma direcionalidade (da esquerda para a direita), a da imagem é multidirecionada, dependendo do olhar de cada "leitor".
Quando, por exemplo, olhamos atentamente uma cidade, o traçado de suas ruas, seus prédios, o material utilizado nas construções, podemos compreender uma série de coisas. A observação desses aspectos permite avaliar, no mínimo, a utilização do espaço e o modo de vida de moradores do lugar; nível de organização, desenvolvimento tecnológico, costumes, história, organização do trabalho, tipo de trabalho e de lazer, harmonia entre natureza e interferência humana valores, etc.
É possível dizer, portanto, novamente que essa avaliação é o resultado de uma leitura que foi feita das imagens da cidade.
A leitura de imagens é possível porque há nelas uma linguagem que se manifesta à parte de uma certa organização.
A linguagem não verbal das cidades, das nuvens carregadas, do vestuário, da fruta madura ou do cansaço no rosto tem uma característica importante: nela o próprio objeto constitui a linguagem.