Acetato de Etila
Preparação do Acetato de Etila
- QUÍMICA EXPERIMENTAL II -
1- TÍTULO
“Preparação do Acetato de Etila”
2- OBJETIVO
Preparação do Acetato de Etila pela reação entre o ácido acético e etanol em presença de ácido sulfúrico através da reação de esterificação.
3- INTRODUÇÃO
Certos compostos, chamados de ésteres, podem ser preparados a partir de um ácido e um álcool (normalmente um ácido carboxílico). Eles são muito empregados na indústria do sabor e odor, embora não sejam estáveis em água por um longo tempo, hidrolisando com a liberação de um álcool e um ácido, que podem ter odor desagradável. O Acetato de Etila é da família dos ésteres, tendo um alto poder de solvência, é muito utilizado como solvente polar. É um líquido, límpido, incolor e com o odor forte e frutal. Sua síntese ocorre a partir do ácido acético e etanol, mediante uma reação de esterificação.
Esterificações são facilitadas através do aumento da temperatura do meio reacional e presença de catalisador. A velocidade de formação do éster depende do ácido orgânico e álcool utilizado. Com quantidades equimolares (1:1) de ácido e álcool, como acido acético e etanol utilizados, a esterificação para segundo sua cinética, quando 2/3 do ácido é consumido. Analogamente, quantidades equimolares de éster e água, a hidrólise pára quando 1/3 do éster reage. Variando a taxa ácido/álcool, isto é, trabalhando com excesso de um dos reagentes, é possível deslocar o equilíbrio, aumentando o rendimento, como feito neste experimento quando o numero de mols do etanol foi menor do que o de acido acético.
Outro fator que influencia a esterificaçao e o uso de catalisadores, que neste caso, acelera os limites da conversão com aumento do rendimento com a desidratação do álcool (H2SO4).
Para éster de alta volatilidade, como este (número de carbonos ≤ 3), o éster possui ponto de ebulição menor do que água e o álcool envolvido, de 77°C. Separa-se por retificação a