Acidentes no futebol
1 A sobrecarga dos treinos podem afetar diversos aparelhos do nosso organismo. Faça check up's periódicos e sempre informe aos médicos seu histórico de saúde.
2 A saúde das pernas também merece atenção especial devido ao recrutamento e exigência de grandes grupos musculares. Visite o especialista a fim de evitar problemas vasculares.
3 Respeite as fontes energéticas específicas para cada momento do treino e dos jogos. Uma alimentação balanceada e acompanhada é a garantia de um bom rendimento físico.
4 Evite o estresse, pois existem doenças oportunistas causadas pela baixa imunidade do organismo, e nessa situação até mesmo medicamentos mais simples podem trazer transtornos. Previna-se.
5 A compressão na região da lesão controla o edema (inchaço) e o hematoma.
6 Goleiros devem usar uniformes acolchoados e luvas adequadas: para proteger quadris, ombros e cotovelos durante a queda.
7 Deve-se usar caneleira para proteger a parte inferior e devem ser ajustadas de acordo com cada pessoa, de forma que proteja toda região abaixo do joelho: para proteger de fraturas ósseas durante a partida.
8 Respeitar as regras, pois as mesmas foram feitas para proteger a saúde dos jogadores: Jogadas perigosas podem causar graves lesões.
9 A hidratação deve ser considerada antes, durante e depois da partida para evitar a desidratação.
10 Imediatamente após uma lesão, a estrutura lesada deverá ficar em repouso, respeitando-se a dor do atleta.
11 Aplicar gelo na região lesada, durante quinze minutos, a cada duas horas, ajuda a controlar os níveis consequentes da inflamação.
12 Com a elevação do membro afetado evita-se a reação inflamatória, pois favorece o retorno do sangue venoso diminuindo a formação de edemas e hematomas.
13 A cocheira ajuda a deixar a musculatura da coxa aquecida e produz pressão sobre as fibras. É importante evitar que as fibras escorreguem de mais ou de menos.