Soares
UNIDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Roberto de Alkimim Soares
Acidentes de trabalho na construção civil
SETE LAGOAS
2014
Acidentes de trabalho na construção civil
Nos últimos anos a economia no ramo da construção civil sofreu um grande aumento impulsionado principalmente pelas obras para a copa do mundo de futebol gerando grandes investimentos no setor. Essas obras geraram muito investimento no setor como estádios de futebol, hotéis e obras de infra-estrutura, mais essas obras mostraram uma fragilidade na segurança do setor já que causaram a mortes de muitos de trabalhadores.
Muitas vezes com as obras precisando ser entregues em um curto prazo de tempo, os trabalhadores precisam se esforçar muito e se esquecem de algumas medidas de seguranças causando alguns graves acidentes.
Um dos maiores perigos da construção civil são os trabalhos em altura em que o risco de acidentes sempre existe.
De acordo com Pessoa (2014)
Prevenção prática os principais perigos incluem o trabalho em altura, os trabalhos de escavação e a movimentação de cargas. É necessário dar prioridade a medidas que eliminem ou reduzam os perigos na sua origem e que proporcionem uma proteção coletiva. As medidas de proteção individual como, por exemplo, a utilização de equipamentos de proteção, deverão ser implementadas nos casos em que não seja possível efetuar uma redução significativa dos riscos através de outros meios.
Seria necessária uma maior atenção dos órgãos fiscalizadores e das construtoras aos fatores que apresentam grandes riscos a segurança dos trabalhadores o que poderia reduzir expressivamente o número de acidentes.
Segundo Cabrera (2014), a Justiça do Trabalho vem promovendo mudanças na relação entre empregados e empregadores entregando cartilhas, exibindo vídeos educativos que informem sobre a prevenção de acidentes.Alguns juízes estão capacitando profissionais