Desenvolvimento regional, sociedade local e economia difusa
Após estudos dos sucessos e fracassos desse processo, sabemos que muito foi observado e aprendido, assim podemos conhecer bem as condições econômicas e sócias que permitiram o crescimento das pequenas e medias empresas nos anos de 1960 e 1970, em contextos regionais onde assim ninguém previa. O universo de pequenas e medias empresas evoluiu de um modo muito rápido. As condições que lhes foram favoráveis nos anos anteriores correm o risco de não se eternizar em um futuro próximo. De qualquer modo, para crescer o desenvolvimento requer condições novas e diferentes das passadas.
Na ausência de projetos políticos apareceram as pequenas empresas. Elas se espalharam com tanta rapidez que poderíamos pensar que estaríamos em presença de uma forma natural de organização econômica.
O Estado e as administrações públicas locais têm a possibilidade de intervir na implantação das políticas e consecução de metas coletivas, possibilitando a planificação de desenvolvimento econômico e esse entorno de serviços, pois a produtividade em um sistema ancorado no território passa a depender fortemente da força cooperativa entre os agentes. Com relação à região, a legislação se dá no âmbito regional das províncias vinculadas, ocorrendo também à consolidação e viabilização dos planejamentos infraestruturas das províncias e a política para pequenas e médias empresas.
A partir dos