Desenvolvimento psicossexual Freud
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÂO
DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL - SIGMUND FREUD Divide-se em cinco fases ou estágios que contêm zonas erógenas, instâncias de personalidade e complexos ou conflitos. Todos nós temos uma libido (energia do instintos sexual).
Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego, superego para referir-se aos três sistemas da personalidade.
ID - É a base a partir da qual o Ego e o Superego se diferenciam .
Pode-se dizer que o ID representa os instintos da espécie humana .
Id - princípio do prazer;
EGO - Tem o objetivo de garantir a sobrevivência do sujeito, o ego existe porque as necessidades do organismo solicitam transações adequadas ao mundo objetivo da realidade. As funções básicas do ego são; percepção, memória, sentimentos, pensamentos.
Ego- representa a realidade;
SUPEREGO – é a estrutura do psíquico que se forma por último, desenvolvendo-se a partir do ego.
O superego se constitui de acordo com os valores e a formação recebida na família e sociedade (moral, valores, costumes). O superego refere-se a exigências sociais e culturais.
No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função ligada a sobrevivência, e portanto, o prazer é encontrado no próprio corpo. As excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo e há um desenvolvimento progressivo que levou Freud a postular as fases do desenvolvimento sexual . É necessário destacar que as idades de começo e fim das etapas são aproximações e não são fixas e como tal devemos conceder-lhes a devida margem de flexibilidade.
FASE ORAL (0 A 18 MESES/ 2ANOS)
Zona erógena: boca
Instâncias: id e ego
Conflito: desmame
Na fase oral, o prazer sexual, predominantemente relacionado à excitação da cavidade oral e dos lábios, está associado à alimentação. Quanto à oralidade, durante os primeiros dezoito