Desenvolvimento plano de aula
Os professores até tem o interesse no uso das tecnologias pelo fato de ser atrativo, ter tecnologia dentro da sala de aula com fácil acesso as crianças isso proporciona oportunidades de melhor desenvolvimento em suas habilidades e assim facilitando a socialização de sua aprendizagem.
Entretanto ter interesse e até saber usar a tecnologia no dia a dia não quer dizer que estejamos preparados para trabalhar de forma eficaz com essa ferramenta, para que isso ocorra é necessária formação continuada, reflexiva e construtiva por parte do professor. É necessário conhecer as especificidades de cada recurso, o que ele pode propiciar e colaborar com a pratica educativa. E necessário que o professores tenho bem claro qual o objetivo e a finalidade em aplicar a tecnologia como recurso em sala de aula, ter a consciência de como essa ferramenta vai ajudar a ampliar capacidade e competência dos alunos é extremamente necessário para que o trabalho consiga atingir o resultado esperado.
O educador tem que atuar como propositor de desafios, que indica caminhos disponíveis , mas permite que o aluno se relacione com a informação interferindo, modificando, produzindo e compartilhando mensagens, imprimindo nelas suas considerações.
Pude perceber que não há resistência por parte dos professores em usar a tecnologia, o que há é falta de comprometimento da gestão escolar em proporcionar as ferramentas adequadas para que ocorra essa interação. O que a maioria dos responsáveis pela gestão escolar parece não ter claro e que para o uso da tecnologia dentro da escola não é necessário um docente especialista em áreas especificas, mas um docente que tenha a iniciativa em lidar com as incertezas, um docente comprometido com o seu trabalho, pesquisador e parceiro na construção de conhecimento.
Assim como o professor a instituição educacional deve ficar atenta