DESENVOLVIMENTO OU EVOLUTIVA
Jhon Loke dizia que a criança era como um papel em branco.
Rousseou dizia que a importância da mãe perto. Criança já tras a tendência a explorar o ambiente.
Sigmund Freud -> 1845 à 1905 psicanálise e teoria evolutiva dos estágios libidinais: o qto o desenvolvimento da criança depende de um investimento.
Nucleo de fixação: continua se desenvolvendo, mantendo um comportamento de uma etapa anterior. Comportamento defasado que gera efeitos. Passa com ajuda.
Regressao: qdo já tinha superado e de repente acontece algum evento e a criança começa a regredir o processo evolutivo. Normalmente um período.
Oralidade: 0 a 2 anos; investimento da líbido na boca [sugar algo, levar algo a boca, levar a boca a algum lugar]. *indiferenciação: a criança ñ tem nocao de qm é ela e nem de qm é o outro. *afeto é importantíssimo. *passiva; antes da dentição. *ativa; depois da dentição(parar de mamar e trocar por mamadeira,chupeta e etc)* núcleo de fixação oral: chupeta e mamadeira tardia, fumantes, glutões(compulsão alimentar) e toxicômanos. *relação exarcebada na fase adutal (n consegue dar um passo sem a outra).
Anal: *posse, agressividade e egocentrismo. *deslocamento areia molhada, lama, agua, sujeira. Atividades agitadasXtranquilas. Ambivalência: prenderXsoltar (sádico/masoquista/amor/ódio/bonito/feio.* libido se desloca da sucção p/ o controle do esfíncteres (xixi/coco) -> Fase fálica: *cuidador n aceita a própria sexualidade e lidam de forma ruim com a criança. *curiosidade: diferença entre menino(a). *satisfação: da bexiga e do intestino. *normal querer ver o outro nu, flr abertamente sobre sexo, masturbação primária (sem fantasia sexual). *esquema corporal: nosso corpo. *imagem corporal; representação psíquica desse corpo.* núcleo de fixação anal: toc: transtorno