Desenvolvimento motor
• ARRIBAS, T. L. A Educação Física de 3 a 8 anos. Trad. Fátima Murad. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
• ARTAXO, I.; MONTEIRO, G. Ritmo e movimento. Guarulhos: Phorte, 2000.
• BEE, H. A criança em desenvolvimento. 3.ed. São Paulo: Harbra, 1981.
• CARVALHO, S. Comunicação, movimento e mídia na educação física. Santa Maria/RS: Imprensa Universitária, 1993.
• COSTE, J. C. A psicomotricidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Educação Física infantil e desenvolvimento do ritmo motor na infância
O artigo tem como objetivo focar a importância da Educação Física infantil no desenvolvimento da criança. Mais do que isso, tal artigo vem esclarecer as necessidades da criança em relação ao seu desenvolvimento motor nas diversas fases de sua vida.
O desenvolvimento da criança está relacionado a condições sociais e biológicas. A experiência cultural e biológica aprimora o desenvolvimento infantil. Em meados de 1920, iniciou-se o estudo do desenvolvimento humano, em que muitas crianças foram alvo de pesquisa. Percebeu-se através desse estudo, que o tratamento em relação ao desenvolvimento motor era muito superficial. Era conceituado como um processo natural que não necessitava de acompanhamento. Porém essa ideia deixou de fazer sentido, quando foi perceptível a importância da atividade motora e seu desenvolvimento.
Harrow (1983) dividiu o desenvolvimento motor em níveis: 1) Movimentos reflexos: são voluntários e ocorrem desde o nascimento e são movimentos fundamentais; 2) Movimentos básicos ou fundamentais: são naturais e de suma importância, pois as formas motoras básicas são desenvolvidas nesse nível.
O educador nesse momento tem papel imprescindível, pois é através dele que as atividades pré- escolares são definidas para cada biótipo.
Entre os fatores que influenciam o desenvolvimento motor infantil, estão a maturação,