Desenvolvimento Motor - Jogo Xadrez
A pesquisa foi feita em cima do jogo de xadrez, a idéia é descobrir qual a melhor forma para a pratica do mesmo.
Os testes foram realizados no xadrez gigante da instituição, em um computador, um xadrez tradicional e um xadrez portátil.
Primeiro dia:
Os dois participantes jogaram no xadrez tradicional, após o fim do jogo foi perguntado aos dois se sentiram algum tipo de dificuldade, ambos não sentiram nenhuma diferença.
Segundo dia:
Os dois jogaram no xadrez gigante, o jogo foi mais rápido do que o anterior.
André disse que sentiu uma grande dificuldade, o tamanho atrapalhou muito, ele não conseguia ver muito bem o jogo e assim errava muitos movimentos.
Welton também sentiu a mesma dificuldade com o tamanho das peças, mais mesmo assim acabou vencendo a partida pelos erros de seu adversário.
Pedimos para os dois jogarem novamente, porem todas as vezes antes de jogar eles subiam nos bancos que tem em volta do xadrez para ver se sairiam melhor.
O jogo demorou um pouco mais e os dois disseram que foi bem melhor dessa maneira.
Terceiro dia:
Pedimos para os dois jogarem contra o computador, ambos não conseguiram vencer, e os jogos duraram basicamente o mesmo tempo.
André disse que se sente melhor jogando o xadrez eletrônico, e que antes jogava em um site contra outras pessoas, e disse que a visão superior do tabuleiro parece ajudar no desenvolvimento do jogo.
Welton disse que não vê muita diferença, mais que também acha melhor jogar no computador.
Quarto dia:
Eles jogaram no xadrez portátil, um xadrez com peças pequenas.
O jogo demorou mais ou menos o mesmo tempo do xadrez tradicional.
Ambos disseram que a única dificuldade que encontraram foi diferenciar algumas peças.
Testes:
Depois de os sujeitos terem jogado em todos os locais propostos, fizemos alguns testes:
Fizemos os participantes jogarem com o xadrez tradicional, porem com a mesa mais alta do que seus bancos, fazendo com que sua visão ficasse na altura do tabuleiro.