Desenvolvimento Infantil
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
BRASILIA-DF
2013
INTRODUÇÃO
Os primeiros anos de vida de uma criança mostram o tipo de adulto que ela se tornará. O meio onde vive, a ascendência étnica, cultural e o estatuto socioeconômico, influencia diretamente em seu desenvolvimento.
A análise dos diferentes aspectos da personalidade em evolução com o tempo, o desenvolvimento motor e intelectual, são os pontos mais importantes da evolução infantil. Essas evoluções são divididas em fases, em cada uma delas encontramos características marcantes de acordo com cada teórico.
A estimulação é necessária para que ocorra o desenvolvimento, a aquisição de habilidades e são elas que fazem avançar, estagnar ou regredir estágios.
Cada criança tem seu ritmo de evolução. A hereditariedade, fatores ambientais e os estímulos que recebem, formam os adultos de hoje, muitos cheios de conflitos, fixações e traumas, onde, na vida adulta, fica em desuso a procura por entender a vida pregressa, onde tudo é formado.
ESTÁGIOS
1º Estágio da Psicologia Infantil
PIAGET – Sensório-motor (0 a 2 anos)
“A unidade central do conhecimento na visão piagetiana dos 2 primeiros anos de vida é o esquema sensório-motor, definido mais apropriadamente como uma representação de uma classe de ações motoras usada para se atingir um objetivo.”
“Alguns esquemas sensório-motores importantes são agarrar, atirar, chupar, bater e chutar.” (MUSSEN, et. al, 2001, p. 112).
“Durante os primeiros dois anos de vida as crianças passam de reflexos automáticos a inventar novas formas de resolver problemas. Elas começam com reflexos incluindo o choro, a sucção e a orientação delas em direção aos sons. Após um curto espaço de tempo, elas superam esses reflexos e desenvolvem reações circulares primárias, nas quais repetem ações que antes ocorriam por acaso. [...] Por volta dos 6 meses de