Desenvolvimento infantil, a partir de sua prática pedagógica, considerando a criança como um sujeito em desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - UFMS
Adeilane Firmino do Nascimento
CAMPO GRANDE
2014
Adeilane Firmino do Nascimento
Trabalho apresentado como exigência da disciplina processos de aprendizagem e desenvolvimento em educação infantil I, sob a responsabilidade da professora Ronilce do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/UFMS/MEC.
CAMPO GRANDE
2014
Desenvolvimento infantil, a partir de sua prática pedagógica, considerando a criança como um sujeito em desenvolvimento.
No decorrer do período que vai desde o nascimento até os seis anos, ocorrem mudanças evidentes, espetaculares, bastante visíveis, que nos permitem considerar que as crianças pequenas cada vez mais formam parte de nossa cultura e de nossa comunidade e que, a cada dia, vão-se tomando mais parecidas com as pessoas adultas. O que provavelmente se tornaria mais difícil para a maioria das pessoas seria explicar por que e como ocorrem tais mudanças nas crianças pequenas; qual é o papel e a influência das pessoas adultas que as rodeiam; ou qual é o papel da herança nas capacidades que uma criança de seis anos manifesta.
Essas são algumas das questões que encontramos como objetos de estudo da psicologia evolutiva e da psicologia da educação; a seguir, faremos uma referência aos fatores que intervêm no desenvolvimento, sempre os abordando a partir de uma perspectiva construtivista. As experiências vivenciadas de 0 a 6 anos de idade são fundamentais na formação do ser humano.
É um fato que o que se aprende nessa fase pode deixar marcas para o resto da vida. Mas a verdade é que o atendimento educacional a essa faixa sempre primou pela improvisação. Na verdade, as próprias famílias costumam encarar as “creches” apenas como locais onde podem deixar os