Desenvolvimento Humano
Aspectos do Desenvolvimento Físico Na segunda infância, as crianças ficam magras e compridas. Elas melhoram suas habilidades motoras dos músculos maiores como correr, pular, saltar e arremessar bolas. Elas também se aperfeiçoam nas tarefas motoras mais refinadas, como amarrar os cadarços dos sapatos (com laços em vez de nós); e começam a mostrar preferência pela mão direita ou esquerda. Elas precisam dormir menos do que antes, e os problemas de sono tornam-se mais comuns.
Crescimento e Mudanças Fisiológicas Os meninos na idade de três são ligeiramente mais altos e pesados do que as meninas e têm mais músculos por quilo de peso corporal; as meninas têm mais tecido gorduroso. Tanto meninos quanto meninas iram tipicamente crescer cerca de 5 a 7,5 cm e ganhar de 1,8 a 2,7 kg durante a segunda infância. A pequena vantagem dos meninos em altura e peso continua até o surto de crescimento da puberdade. As cartilagens transformam-se em osso num ritmo mais acelerado do que antes, e os ossos tornam-se mais duros, dando a criança uma forma mais firme e protegendo os órgãos internos. Na idade dos três anos, todos os dentes da primeira dentição, ou dentes de leite, já apareceram, e as crianças podem mastigar o que quiserem. Os dentes permanentes, os quais começarão a parecer aproximadamente na idade dos seis, estão se desenvolvendo.
Nutrição
Os pré-escolares comem menos do que os bebês em proporção a seu tamanho; à medida que o crescimento torna-se mais lento, eles precisam de menos calorias por quilograma de peso corporal. Embora a obesidade num bebê não seja motivo de preocupação, o mesmo não pode ser