DESENVOLVIMENTO HUMANO E AS IMPLICA ES PARA A EDUCA O
O processo de desenvolvimento humano
Ainda que o interesse pelo desenvolvimento humano remonte aos filósofos da Antiguidade, como Aristóteles, por exemplo, o estudo mais aprofundado desse tema ocorreu a partir do século XX, em função do interesse que alguns pesquisadores desenvolveram em relação ao estudo da criança e do adolescente. Entretanto, não se deve identificar essa área da Psicologia com a Psicologia da Criança ou do Adolescente, pois o desenvolvimento não se restringe a determinadas faixas etárias, mas se estende por um longo período, o que diferencia a Psicologia do Desenvolvimento de outras áreas dessa ciência.
O desenvolvimento humano envolve todas as transformações por que passa um organismo, desde o momento da concepção até a morte, sendo caracterizado pelo progresso crescente em função da aquisição de novas habilidades num processo contínuo. Cabe ressaltar que há diferença entre crescimento e desenvolvimento, tendo em vista que o primeiro diz respeito especificamente ao aumento de massa muscular, sendo englobado pelo segundo, que é um processo mais amplo.
Podemos conceituar desenvolvimento como o processo pelo qual o indivíduo constrói ativamente suas características, a partir das relações que estabelece com o meio (objetos) e com outros seres humanos. Algumas considerações devem ser feitas antes que possamos dar continuidade à análise do desenvolvimento. Assim, é importante compreender que tanto a periodização do desenvolvimento em fases e estágios, quanto a divisão em aspecto motor, social, intelectual e afetivo são meramente didáticas, porque a criança desenvolve-se como um todo.
É possível identificar três concepções acerca do desenvolvimento humano, sendo que cada uma delas se baseia em pressupostos filosóficos diferentes. A primeira, denominada inatismo, considera que o homem nasce pronto e que o meio ambiente não tem nenhuma influência sobre ele, ou seja, a personalidade, os