Desenvolvimento humano: muitas abordagens
Para um rápido panorama, recorremos a uma pesquisa com a palavra desenvolvimento em dicionários:
Desenvolvimento (em geral) - é um processo dinâmico de melhoria, que implica uma mudança, uma evolução, crescimento e avanço. ( Disponível em: babylon 8 acesso em 10.jan 2011)
Desenvolvimento de.sen.vol.vi.men.to sm (desenvolver+mento2) 1 Ato ou efeito de desenvolver. 2Crescimento ou expansão gradual. 3 Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado. 4Adiantamento, progresso. 5 Extensão, prolongamento, amplitude.( Dicionário Michaelis, Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desenvolvimento. Acesso em 10. jan. 2011
Como você pode ver, encontramos desenvolvimento como sinônimo de crescimento. Entretanto, devemos considerá-lo também como: surgimento e maturação; evolução; aprimoramento, entre outros. Desenvolvimento, portanto, enquanto conceito tem a possibilidade de representar o surgimento e a evolução de algo ou alguém.
A palavra desenvolvimento pode ter enfoques distintos: referir-se a aspectos e atributos do indivíduo (motor, social, emocional, cognitivo) e aspectos sociais, culturais, tecnológicos, econômico.
Sobre o ser humano, além do problema da amplitude do termo, ainda temos conotações diferentes e explicações distintas sobre o seu desenvolvimento (veja quadro abaixo). Respeitando o foco do curso, nos concentraremos no aspecto motor, afetivo-social e cognitivo.
Abordagens sobre o desenvolvimento humano:
Visão inatista: defende que o homem já nasce praticamente pronto e os padrões biológicos e genéticos têm domínio sobre qualquer outro aspecto, no desenvolvimento. Pouco se pode fazer enquanto intervenção.
Um ditado que representaria bem esta visão é: “Pau que nasce torto, nunca se endireita!” Não podemos dizer que esta visão tenha tido um início preciso, nem um autor que a tenha originado.