Desenvolvimento Estratégico Da Liderança
As empresas de sucesso – as que criam valor para o acionista acima da média das suas concorrentes, de forma socialmente responsável, continuada e sustentável – são as que assumem formalmente o desenvolvimento de líderes como uma das suas competências nucleares.
O Desenvolvimento Estratégico da Liderança (DEL) consiste, como o próprio nome indica, no desenvolvimento da liderança de forma alinhada com os objetivos estratégicos da organização.
A associação entre estratégia e liderança tem sido o “ovo de Colombo” que tem permitido a inúmeras empresas atingir resultados acima da média de forma continuada.
A General Electric, é o exemplo mais conhecido. O crescente aumento da competitividade aumenta também a necessidade de agilidade estratégica, ou seja, de mudar e de inovar rapidamente, o que por sua vez, exige cada vez maior competência de Liderança.
A carência de competências de liderança pode tornar-se o maior constrangimento para o crescimento, ou simples sobrevivência, das empresas. O crescente aumento da competitividade aumenta também a necessidade de agilidade estratégica, ou seja, de mudar e de inovar rapidamente, o que por sua vez, exige cada vez maior capacidade de Liderança estratégica, organizacional, tecnológica e pessoal. A rapidez na adaptação de cada organização aos requisitos dos seus clientes define o seu grau de sucesso. Esta rapidez exige líderes situados em todos os níveis organizacionais.
Adicionalmente, a vantagem estratégica baseada no desenvolvimento da liderança organizacional, alinhada com o contexto e os desafios estratégicos da organização, é difícil de reproduzir pela concorrência e, por este motivo, perdura para além de vantagens tecnológicas ou de produto, hoje mais facilmente imitáveis pela concorrência e, portanto, mais facilmente anuladas. Ao passo que uma boa tecnologia, ou produto, se esgota em si mesmo, um bom líder tem capacidade para antecipar, selecionar e aplicar inovação tecnológica e