Desenvolvimento econômico e sustentável
A aplicabilidade do desenvolvimento sustentável é manter o ponto de equilíbrio entre preservação e progresso econômico sem prejudicar o acesso das futuras gerações aos recursos naturais. É preciso desconsiderar posturas extremas, como a ideia de defender o crescimento desordenado e predatório.
No entanto, somente conceito não servirá para nada sem leis para aplicação direta dessas medidas.
Também existe a questão INDUSTRIA. A industria, muitas vezes, precisa de um mínimo de poluição para poder gerar lucro ou algum produto, e isso não deve ser esquecido na hora de debater tal assunto.
Por outro lado, dentro da discussão da construção de um Desenvolvimento Sustentável, a relação do homem com a natureza é cultural. Cada cultura específica constrói formas determinadas de relacionamento com o ambiente natural, sustentáveis ou não. Haverá sustentabilidade nessa relação quando não ocorrer o esgotamento das bases materiais de reprodução das atividades econômicas, sociais e culturais.
A proteção globalizada pretende encontrar uma conscientização de toda a humanidade, no sentido de que o meio ambiente seja protegido e tutelado.
O termo desenvolvimento sustentável não significa apenas a manutenção de armazenamento de recursos naturais para as futuras gerações, mas, também, a criação de um modelo de vida sustentável que seja disseminado e utilizado pelas próximas gerações. Gerações essas,